Carlos Maria Pinheiro Torres

Inscrito na Ordem dos Advogados desde 1972, Carlos Maria Pinheiro Torres é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970) e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela mesma Faculdade (1994-1997).

Actividade Profissional

Advogado e sócio da “Pinheiro Torres, Cabral, Sousa e Silva e Associados – Sociedade de Advogados, R.L.”.

Foi Docente convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo regido, nos Cursos de Economia e de Gestão, a disciplina de Direito Comercial e das Sociedades, sendo anteriormente docente da disciplina de Introdução ao Direito. Leccionou, ainda, na mesma Faculdade: a disciplina de Contratos Internacionais, no Curso de Pós-Graduação em Gestão Internacional; a disciplina de Direito das Sociedades, no Curso de Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade e no Curso de Pós-Graduação em Contabilidade; a disciplina de Direito das Sociedades no Mestrado em Economia e Gestão Internacional. Foi, ainda, Docente no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, no Curso de Pós-Graduação em Gestão e Fiscalidade, da disciplina de Direito das Sociedades.

Formador em diversos Cursos de Estágio da Ordem dos Advogados.

Árbitro do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa / Associação Comercial de Lisboa e do Instituto de Arbitragem Comercial do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria do Porto / Associação Comercial do Porto.

Vogal do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados (1984-1986) e membro da Direcção do Instituto das Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados, desde a sua fundação.

Línguas

Francês, Inglês e Espanhol

Publicações

O direito à Informação nas Sociedades Comerciais (Almedina 1998)

Anotações a acórdãos na Revista do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e diversos textos para uso escolar universitário

Autor na obra “Manual de Direito das Sociedades Anónimas” (Verlag – Dashöfer), dos capítulos “Direitos e Deveres dos Accionistas”, “Contratos Internacionais”, “Sociedade Anónima Europeia”.